quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ouro Preto



Comente a imagem.

55 comentários:

  1. Danilo Ribeiro Mascarenhas10 de setembro de 2010 às 11:53

    A foto acima lembra as construções das casas de Ouro Preto. Esse modelo é o roco que tem bastante traços e formas diferentes. Os grandes casarões de antigamente e predominante na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Rafael 7ª:
    Pela descrição da imagem esta casa foi à casa que Marília a personagem principal do livro, morou por vários anos com o seu marido.

    ResponderExcluir
  3. A casa acima se assemelha com as casas de Ouro Preto. As linhas e formas em estilo roco dão um toque especial e beleza a uma cidade tão antiga e histórica.
    Essa casa foi onde a personagem Marília residiu.

    ResponderExcluir
  4. Esta casa é referente à casa de Marília, pois se localiza em Ouro Preto- MG, é caracterizada com traços antigos pelo fato da cidade ser histórica.

    ResponderExcluir
  5. Essa imagem mostra onde foi a casa de Marília na cidade de Ouro Preto, e segundo o livro reflete bem as casas dessa cidade, que são casas muito antigas e que são patrimônios históricos do Brasil, no livro também fala que Ouro Preto possuiu ruas estreitas e muitas ladeiras, sendo que uma delas da nome ao livro Ladeira da Saudade.

    ResponderExcluir
  6. Essa imagem representa a casa onde Marilia de Dirceu viveu,essa casa tinha nove degraus e era uma casa grande,a casa era "mergulhada" no verde tendo no fundo os montes azulados,com grandes palmeiras.

    ResponderExcluir
  7. geovana santana barreto / 7 A13 de setembro de 2010 às 13:25

    foi para ouro preto que lília foi morar a pedido de seu pai , é conheçeu o dirceu , pelo qual se apaioxnou .

    ResponderExcluir
  8. A imagem apresentada acima mostra uma casa grande,porém,humilde.
    Com pintura desgastada,descascada e observando melhor a imagem posso perceber que a frase em baixo indica que a personagem Marilia do livro "A ladeira da saudade" residia nesta casa.

    ResponderExcluir
  9. Essa imagem antiga retrata bem como era antigamente Ouro Preto. Eram fazendas de café mais conhecida como (latifúndio).

    Aluno:Rafael de Oliveira Matos

    ResponderExcluir
  10. Nessa imagem vejo um típico casarão construído mais ou menos na década de 60 na cidade de Ouro Preto-Belo Horizonte. Essa imagem representa as nossas origens que tem uma história cheia de surpresas, expressando ainda nossas raízes ou melhor dizendo nossas identidades culturais.

    Aluno: João Paulo Galvão de Almereida
    7ªB

    ResponderExcluir
  11. Essa casa é comum da cidade de Ouro Preto, quase todas as casas são feitas assim. E não sendo diferente, Marília morou em Ouro Preto nessa casa.
    -------------------------------------------------
    Guilherme Batista 7B

    ResponderExcluir
  12. Essa casa é onde morava Marília,e onde ela recebeu a terrível noticia de que Dirceu tinha sido preso.

    ResponderExcluir
  13. A imagem acima é a representação de um dos casarões da era colonial em Ouro Preto, Minas Gerais onde residia os nobres da época, a exemplo de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, musa que inspirou Gonzaga, seu noivo poeta, na inspiração de sua obra poética: Marília de Dirceu antes de partir para o exílio.
    Por Brenda Lorenna 7ª A

    ResponderExcluir
  14. A imagem esta retratando uma casa no meio de uma fazenda com duas arvores enfrente parecendo ser bem antiga.

    Francisco 7ºb

    ResponderExcluir
  15. Este lugar foi o lugar onde Lília conhece Dirceu um rapaz honesto e trabalhador sua mãe era tão chata e mandona que euria mandar até em seu namoro pois o jovem rapaz era pobre. Mas o amor era tão forte e verdadeiro que nada os separariam nem mesmo a morte. Foi lugar também onde ela morou com sua tia NInota que pra ela era uma velha charta e rabugenta mas aos poucos vai mudando seu modo de pensar.

    ResponderExcluir
  16. thayane monte diz : A imagem mostra a casa aonde Marilia morava , na qual ela recebeu uma temida noticia que Dirceu havia sido preso.

    ResponderExcluir
  17. Guilherme Henrique Nink Lucena14 de setembro de 2010 às 14:48

    A imagem mostra uma casa de Ouro Preto, como os casarões antigos onde residiam barões e pessoas importantes, mas também onde morava Marília de Dirceu, onde os pais de Dirceu saiam para se encontrar na ladeira que nomearam "A Ladeira da Saudade"

    ResponderExcluir
  18. É a foto de um casarão na cidade de Ouro Preto- Minas Gerais.

    João Henrique Lago 7ªA

    ResponderExcluir
  19. A imagem a cima representa a cidade de Ouro Preto a casa velha onde morava a tia Ninota em que a Lília uma menina de família rica de São Paulo foi morar com ela no estado de Ouro Preto.
    Sabrina Barbosa

    ResponderExcluir
  20. João Gabriel 7A
    Essa casa é antiga,como a descrita no livro,e,pelo menos para essa pessoa que vos fala,tem um ar de que alguma personagem do livro passou por ali

    ResponderExcluir
  21. Esta imagem representa a casa grande onde residia o senhor do engenho e sua família em meados do século 18. Eesta casa representa a casa da ``Marília de Dirceu``, onde vivia durante o século 18 na cidade de ouro preto, assim esta imagem representa bem o predomínio da arte barroca e cultura de Ouro Preto conservada, preservada até hoje nesta cidade cheia de encantos e mistérios de outras gerações.
    Yasmin Will. 7A

    ResponderExcluir
  22. João Carlos Chaves De Lima '14 de setembro de 2010 às 16:51

    Essa imagen mostra verdadeiramente oque significa Ouro preto para o Brasil, uma cidade de muitas historia , é uma das cidade mais antigas do Brasil e tambem possui uma arquitetura colonial !

    ResponderExcluir
  23. Ouro Preto,uma casa antiga,que era fazenda e foi onde residiu Marilir.Foi dado o nome de Ouro Preto o nome se originou pela discoberta de ouro na região que foi sendo habitada e foi fundada a cidade de Ouro Petro a muito tempo por isso essa casa antiga que fooi fundada

    ResponderExcluir
  24. Essa imagem representa a casa de Ouro preto onde morava Marília ,e que foi demolida em 1927.

    ResponderExcluir
  25. Esta imagem representa um pouco da grande história da cidade de Ouro Preto, aquele casarão é um de muitos de cidade do tempo em que o Brasil ainda era colônia.

    ResponderExcluir
  26. É a imagen de uma antiga casa de ouro preto que fez parte da linda história de Dirceu e Marilia.

    ResponderExcluir
  27. Essa é uma casa onde viveu Marília de Dirceu. A imagem da casa aparenta ser do tempo colonial.

    ALUNO(A): Érika Beatriz SÉRIE: 7ª B

    ResponderExcluir
  28. joao paulo renato- mosta uma casa antiga que ficava na mata onde morava marilia que fica em ouro preto e é muito preservada

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que e Uma casa antiga,muito bela,aparentemente calma e sosegada,onde Marilia vivia.



    Lucas de Melo - 7°a

    ResponderExcluir
  30. Ana Paula Barbosa de Azevedo 7º A14 de setembro de 2010 às 18:15

    A imagem passa uma ideia de uma casa antiga, passa a ideia que seja uma casa de uma pessoa que não tem uma condição financeira tão boa, parece que era um lugar muito bom se morar, perto da mata, dos animais... devia Marilia levar uma vida muito boa! - Ana Paula Barboza

    ResponderExcluir
  31. Uma casa antiga de ouro preto que escondia misterios e romances, nesta casa morou marilia ima jovem apaixonada.



    Igor Guedes 7ª B

    ResponderExcluir
  32. Mostra uma casa em ouro preto, como apresenta na história: Coloridas com grandes janelas, acabamento grosso, telhados simples e quase sempre jardins

    ResponderExcluir
  33. Na imagem tem a foto de onde a Marília vivia, e de acordo com o livro, é muito parecido com a onde a Marília atual residou. Exceto pela cor, que a casa de Lília era branca com janelas azuis.

    ResponderExcluir
  34. Os "janelões" altos e relativamente iguais, paredes altas e medidas regulares desencadeavam a sensação de grandeza, nobreza, que com certeza foi um ótimo lugar para Marília viver e amar.

    Leone Andrade Wanderley
    7ª B

    ResponderExcluir
  35. igor,

    A casa desta imagem parece ser do tempo da escravidao no Brasil.

    ResponderExcluir
  36. Gabriel Silva 7ªA
    Como a legenda da Imagem é a casa que marilia residio.

    Como a cidade é historicas as casas são muito antigas.Como lilia sita no livro.

    ResponderExcluir
  37. Foi nesas casa que Lilia residiu, durante sua história de amor com Dirceu em Ouro Preto, onde pode vivenciar um sentimento puro e suave. Mas foi onde teve alguns problemas, como o fato de Dirceu ter sido preso, e quando seus pais descobrem seu namoro, e a leva de volta.

    ResponderExcluir
  38. Esta imagem era uma casa colonial, onde Marília viveu .

    ResponderExcluir
  39. A imagem mostra a ''casa grande'' onde fala no livro onde Marília morava

    Ela não é muito grande.

    ResponderExcluir
  40. Ouro Preto foi muito importante para o nome do livro,pois, é uma cidade com muitas ladeiras.
    Esta imagem é uma descrição da casa da tia Ninota, humilde, simples,porém, cheia de alegria, pois o preconceito não existia nela.

    Luiz Eduardo Oliveira França 7ª "A"

    ResponderExcluir
  41. Como já se diz essa é a casa onde morou Marília,e sua cidade, Ouro Preto,que ela fala que as casas pareciam castelos, com telhados pontiagudos,prédios de apartamento, e fala sobre a cidade

    ResponderExcluir
  42. A cidade de Ouro Preto foi importante para que Lília e Dirceu se conhecessem e se apaixonarem,e passaram por tudo,inclusive o preconceito da mae de lilia,a casa é como se fosse a casa da tia Ninota,simples e bonita.
    Victoria Cristine 7ªA

    ResponderExcluir
  43. Eu vejo uma casa , antiga, com um estrutura do passado.Mostra a simplicidade do lugar , pois as pessoas se setem a vontade em um espaço ambientisado e simples. Láisa

    ResponderExcluir
  44. Aluno: Rhenan Konrad
    Turma: 7ª A
    Comentário: Esta e a casa que Dirceu descreve para Lilia, ela e onde Marília vivia há quase duzentos anos como ela diz no livro.
    Dirceu da as seguintes características: “Dizem que em um destes lugares existia uma construção imponente de telhado avançado, sustentado por “Cachorros” e com 8 janelões. Era toda circundada por palmeiras. Bem no meio existia uma frondosa arvore: uma Olaia. Havia uma gigantesca porta que desembocava em uma escada de 9 degraus, mais largos na parte térrea. Era ali a casa grande”

    ResponderExcluir
  45. Essa imagem está relacionada aos casarões que tinham na cidade de Ouro Preto, e tambem a grande importancia dessa cidade na vida não só de lilia mais de Dirceu tambem.Ela foi importante pra varias coisa como:Quando as Tetetês levam ela para conhecer o grupo de sabão, e tambem a barra que els passram juntos com o preconceito da mãe de Lilia.Mas Ouro Preto foi uma cidade marcante nessa história e na vida de Lilia tambem.

    Aline de Macedo, 7 A

    ResponderExcluir
  46. É uma arquitetura barroca, com um estilo de casarões antigos na época da escravidão. Com bastentes detalhes qeu fazem o contorno das portas e das janelas bemno estilo do barruco.

    ResponderExcluir
  47. Essa imagem representa a casa onde Marilia morava, quando recebeu a terrivel noticia de que Dirceu seu grande amor tinha sido preso.

    ResponderExcluir
  48. Em uma das falas de Dirceu, enquanto explica para Lília as construções, ele descreve essa da imagem.
    "Dizem que em um destes lugares existia uma construção imponente, de telhado avançado, sustentado por "cachorros" e com oito janelões. Era toda circundada por palmeiras. Bem ao meio, existia uma frondosa árvore: uma olaia. Havia uma gigantesca porta que desembocava em uma escada de nove degraus, mais largos na parte térrea."
    Ali era a Casa-Grande, onde Maria Dorotéa Joaquina de Seixas morava com as tias Catarina Leonor e Teresa Matilde e com os tios Bernardo Ferrão e João Carlos.

    ResponderExcluir
  49. Como podemos ver é uma casa antiga,local onde Marilia morava,e tambem onde ela recebeu a noticia de que Dirceu fora preso.Uma casa muito grande,num local bonito.

    ResponderExcluir
  50. Ouro Preto, como dizia a tia de Lilía, era a terra do faz-de-conta. Nessa cidade histórica aconteceram muitos fatos importantes e marcantes para a história do Brasil, artistas, poetas, paixões... Tudo já existiu. A todo o momento quando Lilía está em Ouro Preto ela a descreve de uma maneira que é como se pudéssemos estar lá. "Cidades mineiras eram diferentes das cidades paulistas. Em Minas, tanto as casas quanto as igrejas tinham outro estilo: linhas curvas, muitos arabescos, telhas grandes e escuras"...
    Lilía também comenta que naquele tempo existiam muitos casarões, com janelões, e muitas igrejas. Uma terra histórica, arquitetura influenciada pelos europeus; colonizadores.
    “’Imagine que você acaba de entrar em um presépio’. Talvez, fosse mesmo esse o melhor modo de definir aquele mundo de portinholas, janelões, grades de ferro, pedras entalhadas, porões escuros, torres, sacadas, cores contrastantes, muros, obeliscos, lampiões, lanternas, chafarizes, bancos pesadões, praças irregulares, ruas estreitas, ladeiras em curvas apertadíssimas”... ”Era um mundo de torres de igrejas erguidas aqui e ali, por toda a parte. Ouro Preto era tudo aquilo, enraizado no ouro que ainda dormia debaixo daquela terra improdutiva para a lavoura.”

    Nome: Izadora Dalchiavon
    Série: 7ª B

    ResponderExcluir
  51. A imagem retrata a casa grande de Derotea, lá ela morava em companhia com as tias Catrina Leonor e Teresa Matilde e os dois tios Bernardo Ferrão,um advogado fechado, e João Carlos, militar ajudante do governador .

    ResponderExcluir
  52. A imagem retrata a casa grande de Derotea, lá ela morava em companhia com as tias Catrina Leonor e Teresa Matilde e os dois tios Bernardo Ferrão,um advogado fechado, e João Carlos, militar ajudante do governador .

    ResponderExcluir
  53. De acordo com o livro, esta é a casa onde Lilia residiu com a tia Ninota também com Tampinha, Tunica e Tereca "As Tetetes" quando foi á Ouro preto, onde conheceu Dirceu. A casa era simples com moveis atiguissimos e com isso, exclamou lília,quando estava acompanhando a empregada para o quarto de hóspedes:
    - até parece que entrei em um filme do tempo dos piratas!
    Na minha opinião eu concordo com ela que esta casa é muito antiga mas se hoje ela ainda existir deve ser um patrimonio histórico.

    ResponderExcluir
  54. esta casa representa muito bem a época em que o romance de Marília e Dirceu começou. E apesar das barreiras enfrentadas, eles superaram as dificuldades e seguiram em frente com esse amor inesperado.

    ResponderExcluir
  55. Essa imagem desta casa, representa uma casa antiga, parecida com as chamadas "casa grande" da cenzala. Uma casa referida no livro, que há na cidade de Ouro Preto.
    Aluna: Sabrina Barbosa 7ª B ;D

    ResponderExcluir