quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Ladeira da Saudade




Escreva um breve depoimento sobre as impressões e sentimentos desencadeadas durante a leitura da obra.

52 comentários:

  1. Danilo Ribeiro Mascarenhas10 de setembro de 2010 às 11:59

    O livro é bom. Quando você lê um capitulo você fica curioso para ler mais um. Os melhores capitulos são os do final. Ele transamite emoção.

    ResponderExcluir
  2. Ao realizar a leitura da obra "A Ladeira da Saudade" de Ganymédes José, o amor desses dois jovens é tão puro que eles enfrentam o preconceito, que me despertou uma enorme emoção com as belas palavras descritas na história.

    ResponderExcluir
  3. Com a leitura do livro "A ladeira da Saudade" de Ganymédes José, desperta os sentimentos de amor ingênuo e verdadeiro, onde existe um preconceito das classes sociais dos personagens.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de ler esta obra, porque é uma história muito interessante de uma garota de uma cidade grande que revive na fantástica cidade de Ouro Preto, a história de Marília de Dirceu. Eu achei interessante o jeito que o autor conseguiu comparar as duas histórias, que aconteceram com fatos parecidos e o jeito que ele fala sobre os conflitos de Lília, com a sua família, principalmente com sua mãe, pois ela não aceita seu romance com Dirceu e nem quando ela pede pra continuar seus estudos em Ouro Preto.

    ResponderExcluir
  5. Eu Giovanna Colpo li o livro A LADEIRA DA SAUDADE e tive muitas impressões ,o livro da uma impressão de suspense ao mesmo tempo de romance,os sentimentos são de Paixão,Alegria,tristeza em algumas partes,desespero em certas situaçôes, no momento da leiura.As vezes o livro dá a ideia de apreensão,a cada frase lida a gente quer saber o que vai acontecer,é um livro que trás suspense,é um livro que deve ser lido com bastante calma.
    Esse livro ensina muita coisas
    Eu adorei ler ele e concerteza irei ler milhares e milhares de outras vezes

    ResponderExcluir
  6. As impressões e sentimentos apresentadosdurante a leitura da obra são de: tristeza,felicidade,alegria,esperança;enfim são sentimentos que possuimos durante o nosso dia a dia e no decorrer da nossa vida.
    E eu aprecio mutio essses tipos de livros que expressam sentimentos e argumentos que fazem parte das vidas das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei do livro,pois envolve romance,história de ouro preto,e os grandes heróis nacionais.É uma historia que prende o leitor até o final.Envolve uma garota de hoje em dia que não se interessava ou não ligava pela historia do Brasil e indo a Ouro Preto ela conhece a historia do Brasil e ainda encontra seu grande amor.

    ResponderExcluir
  8. As impressões do livro são as melhores possiveis, o Livro nos ensina a não ter racismo, e viver de acordo com o coração. O Sentimento de racismo que a mãe de Lília tinha por Dirceu, que era descendente de escravo, não impediu que o sentimento de amor que Líllia sentia por Dirceu, acabasse.
    -------------------------------------------------
    Guilherme Batista 7B

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o livro, acho que por isso li ele em apenas algumas horas;A história cada vez ia se tornando mais curiosa e interessante, eu queria sempre saber o que iria acontecer após o que havia lido...Eu acredito que como não foi possível que o amor de Dorotéa e Gonzaga não se realizar, Deus enviou séculos depois Marília e Dirceu - duas almas que iriam concluir o amor dos dois jovens tão sofridos no passado. Para mim se era destino que os dois vivessem felizes, mais cedo ou mais tarde iriam ficar juntos.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro nos desencadeia um sentimento de paz, tranquilidade além de felicidade! Penso assim porque acho que esse lvro demontra uma grande parte da vidade uma pessoa que em determinados momentos se crusa com fatos da minha própria vida! Penso que o grande número de informações históricas sobre a cidade de Ouro Preto/MG, fazendo com que eu me pergunte: "E a nossa cidade? Possui uma história como a de Ouro preto? Quem foram os heróis que lutaram pela liberdade dessa região?"

    Aluno João Paulo Galvão de Almeida
    7ªB

    OBS: Adorei o blog tia!... ficou muito bom melhor até que o outro que agente havia feito!

    ResponderExcluir
  11. mesmo havendo preconceito, Marília e Dirceu conseguiram convencer a família de que raça e cor não influenciam a uniao deles. e que eles formam um todo, se combinam e se gostam.

    ResponderExcluir
  12. Neste livro tem varios sentimentos mostrados vou citar uns.A convivência dela com sua mãe que não e muito boa, o amor entre ela e dirceu, o que Líliam sentia e achava de sua tia Ninota, e a amizade entre ela e dois grandes rapazes Tampinha e Tereca

    ResponderExcluir
  13. thayane Monte diz : Eu gostei muito do livro " a ladeira da Saudade " pois o autor usa uma linguagem que faz com que todos entendam o que le quer passar, a historia de lilia é com que a gente pensa , nessa idade o amor (que é mencionada no livro diversas vezes) faz com que a historia se torne mais interessante ,mais curiosa , fazendo a agente querer ler mais o livro. E um livro bem jovem, apropiado pra nossa idade e muitas vezes as situações que lilia passa no livro , do amor que sente pelo dirceu faz com a gente pense que ocorra na vida real. por isto adorei o livro !

    ResponderExcluir
  14. Guilherme Henrique Nink Lucena14 de setembro de 2010 às 14:35

    O Livro é bem interessante, a reencarnação de Marília de Dirceu em Lília e Dirceu foi uma boa forma de continuar o romance que não havia se concretizado no século 18.

    ResponderExcluir
  15. A obra tem varios sentimentos como amor, saudade entre outros.
    Temos tambem sentimento de alegria e tristeza.

    Francisco neto 7º

    ResponderExcluir
  16. A historia trasmite para os leitores um setimento de trísteza por causa que a menina de sentia desafeto pela sua mãe.

    Aluno:RAFAEL DE OLIVEIRA MATOS 7ªB

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito de ter lido a obra "Ladeira da Saudade" pois é uma obra de lição de moral, fala sobre o preconceito racial, que a mãe de Lília não queria que a sua filha seguisse namorando com Dircel, pois ele era um rapaz pobre, não tinha recurso mais apesar de tudo isto ele comandava um teatro de fantoches e era muito trabalhador, esforçado. Depois de um tempo que a sua havi lhe trasido de volta para casa, sua mãe descobriu que oque os dois sentiam era amor, e então deixou a filha voltar a morar com a sua tia Ninota em Ouro Preto.
    Sabrina Barbosa :)

    ResponderExcluir
  18. João Gabriel 7A
    Senti que o livro comenta sobre as relações familiares e preconceito social.Principalmente no inicio do livro

    ResponderExcluir
  19. No decorrer da leitura, eu senti sentimentos até mesmo de revolta, pois a mãe não queria aceitar o fim do namoro de sua filha, mesmo contra a vontade dela e também percebi muitas vezes que sentimentos e emoções sentidas por Lilía eu já passei até mesmo pela semelhança em nossa idade.
    Rodrigo Armando 7ª A

    ResponderExcluir
  20. Foi bom é uma historia que acontece muito na vida de muitas pessoas.Então deu para refletir um pouco..

    ResponderExcluir
  21. João Carlos Chaves De Lima '14 de setembro de 2010 às 16:45

    No decorrer da minha leitura senti sentimentos diferentes por causa da mãe de lilia que brigou com ela por causa do termino de lilia com o namorado dela e por causa disso a vida de lilia foi mudada! Intão eu fiquei com raiva da mãe por causa dessa atitude ! Mas mesmo ssim deu tudo certo no final!

    ResponderExcluir
  22. A ladeira da saudade é livro romântico, misterioso, que retrata á cultura e história de Ouro Preto e o amor entre dois jovens vivido durante o século XX. Com este livro eu pude perceber á entrega, paixão, a verdade, á realização e sem dúvida o amor entre os dois jovens que se apaixonaram perdidamente durante o século XX, com isso pude sentir á emoção, á pressão, o alivio, a alegria e o amor proporcionado através desta linda história que serve de lição não só para jovens daquele século, mas também como todas as gerações de jovens por todos os tempos. Pois o amor é eterno e não se diferencia em nenhuma lugar ou tempo e assim também devemos aprender como cuidá-lo para não nos arrenpender de nossas escolhas em nossa vida.
    Yasmin Will - 7A

    ResponderExcluir
  23. Tia Shely gostei muito desse trabalho e também desse livro foi um dos melhores que eu já li.
    quando eu comecei a ler o livro eu pensei que a história ia ser ruim mas quando eu estava chegando quase na metade do livro comecei a achar bem interessante e fiquei cada vez mais curiosa para saber o final.

    ResponderExcluir
  24. Os sentimentos que eu vi e que aparecem no livro são o de amor e o de alegria pois Dirceu e Marilia sentem e demonstram todo o liro, principalmente no final quando sua mãe a leva de Ouro Preto.

    ResponderExcluir
  25. No livro retrata sentimentos do nosso dia-dia, como o romance de Lília e Dirceu, felicidade entre a relação dela com seu pai, raiva na relação com a mãe dela, amizade entre ela e as tetetês.

    ALUNO(A): Érika Beatriz SÉRIE: 7ªB

    ResponderExcluir
  26. Durante essa obra tive varios sentimentos vivenciando realmente a personagem mais o sentimaento que mais me marcou foi o amor.


    Igor Guedes 7ª B

    ResponderExcluir
  27. O livro A Ladeira da Saudade me provocou diversas sensações, como a de Marília ou Lília, ao ouvir todas aquelas histórias, o autor conseguiu trasmitir o encanto e a tristeza que Marília sentia, então, todos esses sentimentos e sensações foram passados ao leitor. Na medida que eu lia, também ia sentindo o espanto, a tristeza, a preocupação de Marília.

    Foi por esse principal motivo que eu gostei da obra lida.

    Leone Andrade Wanderley
    7ª B

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que o livro ladeiras da saudade e um livro que da um pouco de sono ao ler,mas ele tambem e muito legal, há partes engraçadas em sua historia,há partes mais serias,mas esse livro da a vontade de querer ler até o final, no começo deu uma impressão que era chato, mas depois de ler ele ví que era um livro muito bom.

    Lucas de Melo - 7°a

    ResponderExcluir
  29. Com a leitura deste livro podemos perceber uma belíssima historia de amor, nesta historia também contamos com partes divertidas como por exemplo as "sinceridades" de Tia Ninota, também as Tetetês, e também um pouco de suspense quando Lilia está conhecendo Dirceu, quando ele declama o poema a Lilia sentimos um certo suspense.

    ResponderExcluir
  30. O livro é cheio de conflitos, como os que tem entre a mãe e a filha que não conseguem se entender, mas tambem tem o entendimento, como por exemplo quando a Lília não gostava muito da tia no inicio e depois passou a gostar bastante dela. Tem o amor com o Dionisio, e tambem tem novas amizades. O livro é bom, mas confesso que não gostei. É cheio de poesias e descreve cada momento em detalhes.E é um livro muito cansativo e chato.

    ResponderExcluir
  31. Ana Paula Barboza de Azevedo 7º A14 de setembro de 2010 às 18:57

    O livro fala da historia de uma jovem de familia tradicional,seus pais queriam que ela namorasse um jovem rico que morava ali na redondeza, mais Lilia não gostava desse jovem e achava muito chato a sua mãe ficar escolhendo quem ela devia namorar, quando a tia de Lilia chega a sua casa, lhe faz uma proposta, para que vá passar uma temporada na sua casa em Ouro Preto, no inicio Lilia não gostava muito da ideia, mais depois foi se acostumando. Na viajem Lilia conhece dois meninos que serão dali pra frente seus melhores amigos, os meninos sairam para apresentar a cidade para Lilia, depois de passar em vários lugares seus amigos te leva para ir num teatro de fantoche onde Lilia acaba conhecendo Dirceu e eles se apaixonam e começam a namorar, mais esse namoro é impedindo por sua mãe, so por que ela não quer sua filha namorando com um garoto pobre, Dona Flavia acaba mandando Lilia voltar para casa e depois de uns dias de Lilia em casa sua mãe conversa com seu pai e decidem que Lilia vai voltar a Ouro Preto, pois não aguentam mais vê o sofrimento da filha, Lilia volta pra Ouro Preto e volta a namorar com Dirceu e acabaram vivendo esse amor sem preconceitos, enfim eu gostei muito do livro é um romance muito bom e vale a pena ser lido!

    ResponderExcluir
  32. Durante a leitura, pude ver que as vezes temos uma visão de alguem sem nem mesmo conhecermos ela, e que nos "trancamos" a dar uma oportunidade para ela, e vermos que não é o que parece. Tambem vemos, que o amor é capaz de vencer todas as barreiras, e provar a familia que o que vale é o que nós sentimos.

    ResponderExcluir
  33. A história fala sobre uma menina jovem, que morava em São Paulo, ela não se dava bem coma sua mãe Dona Flávia, mas se dava muito bem com seu pai.
    Sua tia vem passar uns tempos na sua casa e na volta ela decide ir com ela.
    Por lá ela se apaixona por um Menino chamado Dirceu,ele era honesto, sua mãe resolve ir busca-lá por ele ser jovem, então ela volta com sua mãe para casa contra a sua vontade.

    ResponderExcluir
  34. Gabriel Silva 7ªA
    Eu gostei muito do livro ele desperto em mim varios sentemtimentos horas de raiva da mãe, de alegria como a inpregadas ouvindo atras da porta, tristeza quando a mãe quer levar ela embora de ouro preto,e de vontade de conhecer a cidade de ouro preto.
    Eu gostei muito pos conta augumas coisas que acontecem com os adolecente como namorar e a mãe não permitir.É mas isso é a vida de adolecente ninguem nos intende.

    ResponderExcluir
  35. Este é um livro muito interessante,o livro nos leva a realidade de pensamentos e emoções. E aprendemos que o importa não é o que temos, mas o que sentimos, que o amor é importante acima de tudo,e que nem dinheiro nem nada pode mudar.
    Victoria Cristine 7ª A.

    ResponderExcluir
  36. A leitura que fiz do livro a ladeira da saudade foi muito interessante.Conhecer a história de Lília, foi como se eu estivesse vivendo o personagem e sentindo as mesmas emoções.
    Esta leitura me fez entender que o amor está acima de tudo, e de todos.

    Luiz Eduardo Oliveira França 7ª "A"

    ResponderExcluir
  37. Esse livro é muito interessante em varios aspectos, a sensibilidade de lilia emociona cada um que ler esse livro,quem começa ler não consegue mais parar.Os sentimentos são tão fortes e as veses inexplicaveis que até imaginamos nos mesmo sendo o personagem ou imaginamos se fosse nós naquela situação.O que lilia demostrava em seus pensamentos e ações eram totalmente inexplicaveis.

    Aline de Macedo, 7 A

    ResponderExcluir
  38. Eu gostei muito do livro , porque mostra o verdadeiro sentido do amor.Não adianta ter a vidinha feita pelas outras pessoas pra voce. Você que tem que fazer suas escolhas e decisões mesmo que elas estejam erradas ou certas, pois cada um tem que fazer oque quer.O livro mostra que nao mandamos no nosso coração e o amor derruba qualquer preconceito adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
    Láisa

    ResponderExcluir
  39. Aluno: Rhenan Konrad
    Turma: 7ª A
    Comentário: Eu particularmente gostei muito do livro, pois Ganymédes José procurou usar uma liguagem bem característica dos jovens atuais.
    Alem de ser uma história de amor muito bonita, força nossa curiosidade a buscar outros livros para ler, momo o próprio Marília de Dirceu do autor Tomás Antônio Gonzaga.
    O livro ainda nos fez refletir sobre nossa vida e sobre nossas relações familiares, pois podemos nos inspirar nos problemas de Lilia para resolver os nossos.

    ResponderExcluir
  40. Rafael 7ª A:
    O livro A Ladeira da Saudade não me represento muitos sentimentos e impressões apenas o romance que acontece na historia entre Lília que se apaixona Dirceu, e este foi um amor a primeira vista.

    ResponderExcluir
  41. Bom, quando começei a ler o livro primeiramente percebi uma certa turbulêcia entre as relações de Lília e sua mãe, o que me deixou muito chateado. Mas seu pai, representava a parte boa de se ter um amigo conselheiro nestas horas de tristeza, me deixando muito alegre em ver a união dos dois.

    ResponderExcluir
  42. As minhas impressões e sentimentos presentes quando li o livro foram os mesmo que Lilia sofria pois quando lemos um livro nos viajamos e imaginamos como seria aquela cena e etc.Sao sentimentos como: amor(sua relação com Dirceu),raiva(brigas com sua mae),alegria(relação com o pai),carinho(com suas amigas tetetes), e etc,sao sentimentos,momentos que passamos no nosso cotidiano.

    Por: Brenda Lorenna 7ª A

    ResponderExcluir
  43. Eu gostei muito do livro "A Ladeira da Saudade" ,que me proporcionou varios sentimentos,o que eu senti quando eu estava lendo esse livro foi,
    desgosto pela mãe dela,que fazia ela namora com um menino que ela não gostava, também senti entusiasmo,alegria quando ela termina com o namorado(que ela não amava)e vai para Ouro Preto,e lá faz novas amizades, encontrando Dirceu e se apaixonando.

    Vitória Almeida Ramos.
    7ª B

    ResponderExcluir
  44. Eu gostei do livro, pois fiquei conhecendo a cidade de Ouro Preto. Tive sentimento de curiosidade. Mas ao mesmo tempo, quando iam explicando como eram os lugares, a igreja, eu achei muito parado, com palavras meio complicadas, muito detalhistas e isso cansava um pouco. Tirando esse ponto, eu gostei do livro, também porque fala de um romance. Enquanto lia, percebia coisas que já havia estudado em história. O livro também retrata a realidade, como a relação entre Lília e sua mãe, Flávia. Que é complicada e como acontece nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  45. O livro A Ladeira da Saudade, fala sobre um romance entre dois jovens que se encontram em Ouro Preto e se apaixonam a primeira vista. O jovem Direceu é decendente de escravo, então a mãe de Lilia nao aprova o namoro, mas eles nao desistem e vencem contra o preconceito.

    Ao ler essa obra, pude perceber o quanto o Amor é importante, que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, e jamais abandonar o verdadeiro amor, por influencia e preconceito dos outros.

    ResponderExcluir
  46. É um livro muito interessante,legal,podemos sentir os sentimentos,atos,pensamentos dos personagens.Sempre queremos continuar a leitura,ficamos com uma vontade de ler mais e mais,isso porque é um livro repleto de aventuras,romances,etc.

    ResponderExcluir
  47. É livro para todos os gostos: de mistério, humor, histórico, romântico, infantil, juvenil...
    Esse livro fala sobre o amor da juventude. Ao ler o livro A ladeira da Saudade, os sentimentos é de um pequeno suspense, e de emoção.

    ResponderExcluir
  48. Em minha opinião, este livro mescla todos os sentimentos possíveis, em quanto li sentia tudo que Lília falava, é como se as suas palavras pudessem chegar realmente ate a mim, achei uma história muito bonita. É difícil descrever os sentimentos desencadeados em um livro como esse, que sinceramente, emociona. Tenho em minha mente também, que devemos cultivar o nosso 'eu' interior, que para mim, conta mais do que o exterior. Este livro foi muito bom de ler, é impossível iniciar a leitura e não ir até o desfecho; foi irresistível a aventura 'Ladeira da Saudade'
    Nome: Izadora Dalchiavon
    Série: 7ª B

    ResponderExcluir
  49. Gostei da leitura do livro . É um livro de muitos sentimentos , conta a história de dois jovens que se amam acima de tudo,de todos e do preconceito . No final eles conseguem ficar juntos , vencendo todas as dificuldades.

    ResponderExcluir
  50. Gostei da leitura do livro . É um livro de muitos sentimentos , conta a história de dois jovens que se amam acima de tudo,de todos e do preconceito . No final eles conseguem ficar juntos , vencendo todas as dificuldades.

    ResponderExcluir
  51. Este livro cujo foi realizado a leitura, é um livro muito bom, pois fala de um tema muito abordado, o preconceito. Fala sovre uma menina que namorava com um menino que ela não gostava, só namorava pois era filho da amiga de sua mãe e sua mãe lhe obrigava a namorar com aquele menino rico, playboizinho, mais ao morar na pequena cidade de Ouro Preto ela se apaixonou por um meninio chamado Dirceu, ele era pobre, mais tinha um bom pensamento no futuro. Fala que a mãe de Lília não queria que ela se relacionasse com Dirceu pois ele era um menino pobre e de família não qualifica. Gostei do livro e percebi que hoje em dia, não importa se a pessoa é rica, bonita, nada disso importa, o unico que importa é o verdadeiro amor sentimental.
    Aluna: Sabrina Barbosa 7ª B :D
    OBS: Tia Shelly, desculpe-me por enviar os outros comentários errados sem nome. Desculpa.

    ResponderExcluir
  52. Eu gostei do livro a ladeira da saudade, porque este é um livro “que tem historia”. Eu acho que a história existente no livro tem muitas emoções e principalmente dor amor, fala sobre duas pessoas Lília e Dirceu que se amam mesmo com todas as dificuldades inclusive o preconceito entre ricos e pobres que Flávia a mãe de Lília tem. Mas mesmo com tudo isso os dois conseguem ficar juntos no final da história.
    Gostei deste livro!!!

    ResponderExcluir